Esta etapa inclui o desembarque físico de materiais, a atualização dos níveis de estoque, a inspeção de avarias e conferência dos pedidos. O início da etapa do recebimento é marcado pela conferência da documentação. A documentação fiscal consiste basicamente da nota fiscal e do conhecimento de transporte.
O desembarque físico dos materiais normalmente é realizado com o auxílio de equipamentos. Em geral, o descarregamento de veículos é uma atividade que demanda tempo. Portanto, quando as cargas estão unitizadas, o descarregamento torna-se mais ágil.
Após a conferência da documentação (confronta da Nota Fiscal e o físico), o funcionário que assume o recebimento deve realizar a inspeção da carga. Nesta inspeção, também é verificado se os produtos não sofreram avarias. Se for necessário passar por outra inspeção, as mercadorias são enviadas para a área competente.
Em algumas empresas, é a área de Controle de Qualidade que verifica a contagem física e as especificações do produto. Se as mercadorias estiverem danificadas, estas devem ficar retidas para serem tomadas providências futuras. Se, por fim, estiverem em conformidade tanto em quantidade como em integridade, os níveis de estoque são atualizados e os produtos seguirão para as próximas etapas.
Os materiais recebidos podem ser matérias-primas, insumos, embalagens e produtos semiacabados e produtos acabados, no caso de um armazém de distribuição, onde ocorre apenas a reorganização das cargas de acordo com o pedido do cliente. Nas duas situações, a empresa também poderá receber peças, equipamentos ou materiais de consumo.